Para que serve o tônico?

Eu cansei de me fazer esta pergunta, até meus (saudosos) 25 anos. Até então, o tônico funcionava apenas como um regulador de oleosidade, eficiente no momento da aplicação, mas sem sucesso no longo prazo. Nesta época, falava-se muito nas 3 etapas de beleza: 1-limpar 2-tonificar e 3-hidratar.

De uns anos para cá, conforme eu ia conhecendo mais sobre o assunto, eu comecei a ter uma opinião mais formada. Enfim, o tônico serve para alguma coisa, porém, tudo depende do objetivo desejado e do uso do produto correto para cada tipo de pele.

Em primeiro lugar: Esqueça as versões com álcool! Álcool desidrata a pele, e engana muito bem as pessoas de pele oleosa, já que ao aplicar deixa aquela sensação gostosa de pele sequinha. Puro engano. Ele até limpa os poros, mas você pode muito bem deixar esta função para a etapa anterior, a de limpeza. Além disso, tônicos com álcool possuem um efeito bumerangue: quanto mais você tira a oleosidade de forma agressiva, mais sua pele vai querer produzir óleo para repor. E o que era uma solução, acaba sendo um potencializador da oleosidade.

Para que serve o tônico (sem álcool) afinal? Dependendo do produto, ele pode servir para limpar e fechar os poros, manter a hidratação interna, controlar a oleosidade, complementar a etapa de limpeza, acalmar peles sensíveis, entre outras funções.  Entretando, na minha opinião, não se deve dar ao tônico o status de “etapa de beleza”, pois ele pode ser pulado, ao contrário das outras 2 etapas, a de limpeza e a de hidratação.

Basta selecionar o tipo de tônico adequado para seu tipo de pele. A maior parte dos tônicos sem álcool são para peles secas à normal, pois como eu falei, o álcool desidrata e pode ressecar a pele. Porém nos últimos anos, tem aparecido algumas versões para peles oleosas. Fiz uma pesquisa para ajudá-las a decidir, para todos os gostos e bolsos. Todos sem álcool.

Peles secas a normais:

1) Neutrogena Alcohol Free, Johnson&Johnson – R$30

2) Tônico Accolade, Avon – R$11

Peles secas e sensíveis:

3) Tonique Magique Apaisant Sans Alcool, Dior – R$120

Todos os tipos de pele/peles sensíveis:

4) Physiologique Tônico Suavizante, La Roche-Posay – R$55

Peles Oleosas e Acnéicas:

5) Tônico adstringente, Davene – R$9

Eu tenho e uso o tônico da La Roche-Posay. Ele é muito suave, e complementa a limpeza que faço com o sabonete Effaclar, que tem um toque de Alfa-hidróxiácidos (LHA), os quais promovem uma levíssimo peeling diário. Pelo fato do tônico ser calmante, melhor ainda, pois os sabonetes em barra podem ser um pouco irritantes, dependendo do tipo de pele. Porém, se você tem a pele oleosa, e está em busca de um tônico que controle a oleosidade e limpe profundamente os poros, este não é o tônico ideal.

Os tônicos da Kiehl’s são um capítulo à parte, pois a marca tem 6 tônicos sem álcool, para diversos tipos de pele. Existe ainda um outro tônico, à venda somente no exterior, à base de um produtinho tipicamente brasileiro, o açaí… juro que essa eu não entendi! Eu estou doida para experimentar 2 destes tônicos: um deles para limpar e fechar os poros, à base de argila branca e outro para pele oleosa à acneica, à base de frutas vermelhas.

A) Herbal Toner with Mixed Berries and Extracts – Adstringente sem ressecar. À base de frutas vermelhas. Peles normais a oleosas

B) Rare Earth Pore Refining Tonic – Fecha os poros e controla a oleosidade, deixando a pele com aspecto matificado. Formulado à base de argila branca da Amazônia. Peles normais a oleosas.

C) Calendula Herbal Extract Alcohol-Free Toner – Calmante, para peles que se irritam com facilidade. Peles normais e oleosas.

D) Yerba Maté Tea Toner  – Peles normais a oleosas. Com infusão de vitaminas, aumenta a vivacidade da pele.

E) Cucumber Herbal Alcohol-Free Toner – Limpa e suaviza. Levíssimo efeito adstringente. Peles normais a secas, limpa e suaviza.

F) Ultra Facial Toner – Todos os tipos de pele, PH balanceado. Efeito hidratante.

A Kiehl’s tem uma loja no Shopping Iguatemi de São Paulo. Fora isso, somente no exterior. Para variar, os preços daqui são bem salgadinhos… Mais uma marca para pedir para aquela amiga com  viagem marcada para NYC!

Para quem não conhece a marca, ela é super tradicional nos USA, queridinha dos antenados e das celebridades. Algo como a nossa amada Granado, só que mais antiga ainda. Ela usa matéria prima natural na produção de seus creminhos e afins, e tem até uma linha para pets (indisponível no Brasil ainda).

10 Comentários

Arquivado em Rosto

10 Respostas para “Para que serve o tônico?

  1. Melissa

    Oi Vivi,
    Mais uma vez você vem com um post inteligente e super legal.

    Xii, eu uso tônicos com alcool direto!!!! Pronto, aprendi mais uma !!! Vou jogar o meu fora, e testar um desses que você colocou na lista.

    Eu, que tenho pele mista (ou oleosa, talvez), fico meio na dúvida, quanto ao tônico e hidrante que devo usar. Eu queria é ficar com pele de bebê por horas !!!!

    beijo

  2. Ciça

    Finalmente um posto bacana sobre tônicos! ;)

  3. Pingback: Os segredos de Diane Kruger | Fashionismo - Thereza Chammas

  4. E o que eu faço com aquele tônico com álcool que restou no meu banheiro?
    Adorei o post e vou acompanhar o blog…

  5. Oie Verônica!

    Sabe o que eu fiz com o meu tônico com álcool? Usei para limpar a mesa do trabalho ao invés de álcool em gel… o incrível é que ficou limpinha, o que realmente me deixou preocupada com a agressão que o maldito fazia na minha pele…
    Estou um pouco afastada do blog, mas estou ensaiando um retorno! Bjos

  6. Oi!

    Então,vi que os tônicos da Kiehl’s podem ser encontrados na Sacks:
    http://www.sacks.com.br/site/kiehls.asp?area=rosto&marca=271&nomesimilar1=RostoTonicos

    Quando der, faça uma visitinha no meu blog: expresslondononline.blogspot.com

    Beijos!
    Thalita

  7. elton

    vlw pelas dicas, voce entende do assunto ;D

  8. selma

    tonico da avon, uma triteza,,nao presta,,melhor mesmo, eh nao usar porque voces mistura um produto da dior…que eu uso ai mistura com avon…muita diferença.

  9. gigi

    realmente nao se compara um AVON COM UM DIOR…..muita diferença…..avon nao aconselho usar.

  10. Fernanda

    eu tbm uso o effaclar é mt bom… mas eu to gostando mt do tonico da avon, eu nao conhecia, comprei faz pouco tempo. Minha dermatologista que me indicou esse sabonete e nunca mais deixarei de usa-lo.

Deixe um comentário

