Protetor solar e pele oleosa combinam?

Há alguns anos (ou décadas) atrás, não existia uma grande preocupação com a proteção contra os efeitos nocivos do sol. Usava-se no máximo um bronzeador, geralmente com baixo fator de proteção solar, o famoso FPS.

No passado, sem preocupações!

No passado, sem preocupações!

Mais recentemente, começou-se a usar os protetores solares com um alto FPS, porém, ainda restritos à praia e à piscina. Pouquíssimas pessoas preocupavam-se em aplicar o filtro solar em atividades cotidianas, como ir trabalhar. Além disso, os produtos utilizados eram geralmente destinados ao corpo e ao rosto.

Dificilmente se encontrava um protetor solar específico para a delicada e temperamental pele da face. Desta forma, não era raro que no outro dia aparecessem espinhas no rosto, causadas pela característica oleosa e comedogênica (obstrução de poros) destes produtos, principalmente para a maior parte das brasileiras, que possuem pele oleosa ou mista, muitas vezes com característica acnéica.

Mas, os tempos são outros. Hoje, facilmente encontramos produtos específicos para a pele do rosto, alguns deles destinados especificamente às peles com tendência oleosa. Então, isso não é mais desculpa para não se proteger!

Os protetores solares chamados de filtros físicos possuem um excesso de dióxido de titânio, deixando uma camada mais espessa de produto, de cor esbranquiçada. Já os filtros químicos, absorvem os raios UV antes que eles penetrem na pele. São menos consistentes e mais resistentes à água. Os produtos encontrados no mercado podem ser uma combinação de ambos os filtros, em maior ou menor proporção. Geralmente os protetores do tipo gel contém filtros químicos.

Um protetor solar facial para qualquer tipo de pele deve possuir as seguintes características:

-> Não ser comedogênico, ou seja, não deve obstruir os poros, o que propiciaria o aparecimento de cravos e espinhas;

-> Ser hipoalergênico, ou seja, produzido de modo que minimize a incidência de reações alérgicas. Olhe o rótulo. Se o protetor solar contiver a substância PABA, não compre, pois ela tem um alto poder de causar alergias;

-> Ter proteção contra os raios UVA e UVB. Os raios UVA são responsáveis pelo fotoenvelhecimento e pelo aparecimento de manchas, e são os mais perigosos, pois penetram nas camadas mais profundas da pele e atravessam nuvens e vidros. Além disso, a sua intensidade independe da latitude, da época do ano e da hora do dia, o que torna importante o uso do filtro solar todos os dias.  Os raios UVB causam queimaduras solares, porém são filtrados pelas nuvens e vidros e sua intensidade é sentida na pele, pois causa ardência. Mas cuidado: ambos causam câncer de pele.

efeitos-da-radiacao

Para peles oleosas, o protetor solar ainda deve ser livre de óleo (oil-free).

Sugiro 4 protetores, específicos para esse tipo de pele:

1) Minesol Actif Gel Creme Bloqueador Solar FPS 30 – RoC: 50g R$54,00

É o que uso atualmente. Apresenta consistência encorpada, porém não oleosa. É absorvido rapidamente pela pele, pois é um misto de creme e gel. Permanece até 8 horas na pele, e possui soja na sua composição, a qual tem propriedades despigmentantes, uniformizando a tonalidade da pele. É hipoalergênico e não comedogênico. O produto afirma que possui substâncias que minimizam os efeitos do foto-envelhecimento. Tem ação anti-UVA e anti-UVB.

041618800-1144333046_minesol_30fps_ac_

A versão em gel deste produto possui FPS 25. Porém, não sei se é apenas desconfiança, mas não me sinto bem protegida com formulações à base de gel, embora sejam bem mais indicadas para peles oleosas.

2) Fluide Anthelios Hélioblock AC FPS 40 – La Roche-Posay: 50mL R$52,00

Possui consistência bem mais fluida, além de ser absorvido mais rapidamente que o protetor da RoC. Por isso, também rende mais. Foi desenvolvido especificamente para peles oleosas e acnéicas. Possui microesferas anti-brilho na sua composição, as quais absorvem a oleosidade. Não é comedogênico, é hipoalergênico, sem perfume, livre de óleo, resistente à água e é indicado para peles sensíveis. Possui ação anti-UVA e anti-UVB, embora na embalagem seja enfatizada apenas a anti-UVA. Possui água termal em sua composição. É meu próximo protetor solar, pois experimentei o de uma amiga e amei! Só não posso afimar nada sobre a durabilidade. O da RoC dá a impressão de ser mais resistente.

anthelios-ac

Também existe uma versão equivalente, porém em gel FPS 30, o qual afirma ser ideal para esportes, resistente à transpiração e ideal para pele com pêlos. Se alguém testar, comente!

3) Episol Loção Oil Free FPS 30 – Mantecorp: 120mL R$ 67,00

Levemente mais consistente que o da RoC. À prova d’água por 80 minutos. Ação anti-UVA e anti-UVB. Não deixa resíduos na pele. Hipoalergênico, não comedogênio e livre de óleo.

mantecorp-episol-oil-free-fps-30-protetorsolar4907

Assim como os produtos anteriores, também possui versão em gel.

4) Sundown Beauty Facial Bloqueador Solar FPS 32 – Johnson-Johnson: 45g R$23,00

Muito parecido com o da RoC, levemente mais consistente. O fabricante é o mesmo, já que a RoC é da Johnson-Johnson.

334974

A Renata do blog Bulle de Beauté compara os 2 produtos, vale a pena ler o post.

Veja aqui o teste que reprovou 8 em 10 protetores.

115 Comentários

Arquivado em Must Have, Rosto, Saúde

115 Respostas para “Protetor solar e pele oleosa combinam?

  1. Cintia

    Vivi, estou usando o Anthelios Hélioblock Fluide Extrême FPS 40 – La Roche-Posay. Estou adorando! Ele não deixa a pele “melequenta” pois tem uma super absorção. Uso no dia-a-dia com um pó com FPS da Shiseido pois tenho a pele bem clara. Valeu!!

  2. Vivi

    Obrigada Cíntia, pela contribuição!
    Em breve farei um post específico de maquiagens com filtro solar. Inclusive, eu tenho esse pó da shiseido, e realmente é maravilhoso!
    Beijo!

    • Marta Dias

      Vivi acabei encontrando somente o Anthelios W a base de gel, minha pele é EXTRAMENTE oleosa, será que fiz uma boa compra?
      Amo seus comentários, ajuda muitoOoOoOo
      Bjs

  3. Luiza

    Me sinto na obrigação de comentar sobre o Episol. Ainda não encontrei O protetor ideal para mim por isso já testei vários…. Esse eu ganhei amostras do meu dermatologista.

    Ele dá um acabamento plastificado na pele que depois fica soltando “pedaço”. Sabe aquelas máscaras anti cravo que a gente deixa secar depois puxa? Sabe quando sobram uns resíduos que saem feito cobrinha? É isso que fica soltando no rosto. Parece que a gente está descamando. Horrível.

    Na versão em gel isso é mais visível, mas com a loção aconteceu a mesma coisa. :/

    • Luciana

      Concordo com vc comprei e estou arrependida. Dinheiro mal empregado.

      • Bia

        Nossa! Concordo plenamente. Eu também ganhei amostras grátis da minha dermatologista do aqua gel – Episol. No primeiro momento parece ser ótimo, mas assim que termina de passar você não pode sorrir.. senão “quebra” tudo. E depois de um tempo, parece que estamos descascando, é horrivel. Além de ficar um gosto super amargo no rosto. Passo ele pela manhã, a noite, meu noivo vem me dar um beijo e já até sabe que passei o protetor. Mas isso não vem ao caso, o problema e que descascamos com ele. E o Episol fluido (comprei esse) minha pele parece que está com óleo de tanto que brilha e fica grudenta. Gente, é muito difícil encontrar um protetor perfeito, eu queria tanto…
        Beijos!

        • Jaiana

          Então indico a vocês meninas o Anthelios W Hélioblock Gel. Estou adorando! A primeira sensação é que será igual aos demais protetores, com aquela oleosidade típica, mas depois de alguns minutos dá um resultado maravilhoso. Não é oleoso e não tem cheiro. Adorei, uso todos os dias, inclusive para trabalhar.
          Beijos!

    • JÔ Coelho

      concordo plenamente, a pele fica escamando, com aspecto horrível, não indico.

  4. Luiza, obrigada pela sua contribuição, enriquece bastante o blog.
    Sei como é essa aparência que você falou, eu notei isso com os protetores solares da Natura. Bom, eu estou usando o Anthelios da La Roche agora, e gostei muito do resultado. O Minesol também era aceitável. Nenhum dos 2 deixa essa camada que você falou. Pergunte para a sua dermatologista se ela tem amostras do Anthelios, pois a minha me deu algumas.
    Beijo!

  5. (jAq)

    Olá meninas e meninos!
    Eu tb tenho dificuldade em acertar no protetor. Mas a minha duvida é a seguinte: Qual é a embalagem recente do Minesol?? pois tenho pesquisado e encontrei 3 embalagens!!!
    Uma mais clarinha e “gordinha” outra parecida com esta do site só que da metade pra baixo é bem diferente tanto a escrita quanto a faixa laranja que esta contem na outra não!!
    Se puderem me ajudar!!! Na caixa tb não consta o valr de proteção UVB, gostaria que a doutora falasse sobre isso pois nos filtros da la roche consta.
    E por ultimo alquem conhece o novo Minesol actif 30 O.C.???? Está no site da j&j. Obrigada!

    • Olá Jaq!
      Sua dúvida é mais do que compreensível… a RoC (J&J) tem feito uma bagunça com este produto.
      Vamos primeiro separar os produtos: O Minesol com embalagem mais clara o qual você se refere é o bloqueador Solar Roc Minesol Protect, que tem 2 versões: loção convencional ou gel. O Minesol Actif do meu post é outro, tipo gel-creme, ou seja, apresenta os filtros físicos, mas tem consistência mais leve. O tipo gel também é indicado para peles oleosas, mas o FPS é 23, além do princípio de atuação ser diferente, pois se baseia nos filtros químicos, já que os físicos sempre têm a aparência leitosa do dióxido de titânio.

      Já a outra embalagem que é parecida com a do meu post, é a embalagem antiga. Eu já testei os 2 e achei que tem consistências diferentes (o antigo é mais grosso).

      Como ficaram no mercado 2 produtos com embalagens parecidas, a ROC resolveu consertar o erro, e incluiu uma faixa “O.C. (oil control) Oil Free” no produto novo (que é o mesmo do meu post), dando a entender que o diferencial da nova versão é para controle de oleosidade, o que confirma a sensação que tive de que este produto é mais fino que o anterior. PORÉM AMBOS SE AUTO-DENOMINAM OIL FREE.

      Resumindo, fora os de embalagem clara, são 2 produtos, o antigo e o novo. Sendo que o novo pode ser encontrado com ou sem a faixa “O.C. oil free”. Você vai notar, inclusive, que a embalagem interna é a mesma, o O.C. só vai na embalagem externa de papelão (note no site da J&J, apenas colocaram um papelão em volta da caixa).

      Quanto ao valor da proteção UVB, realmente não consta o valor específico, mas dá a entender que tanto UVA quanto UVB é 30.

      Não sei se consegui ser clara, é que a RoC realmente pisou na bola no lançamento e divulgação destes produtos!

      Bjos
      Viviane

  6. Danielle

    Oi Viviane…td bem?!sou eu Danielle(estagiária)..lembrei e tô invadindo seu blog..mto bom esses toques sobre o protetor solar..mas qual seria a frequência/dia?passar uma vez basta?!e o pós sol?tem alguma loção específica p/ tipos de pele ou é igual p/ todas?
    …bom..aproveitando um espacinho aki..teria como vc passar umas fotos do churrasco?!..sem querer ser abusada….rss…
    obrigada
    bj
    danielle_equfrj@yahoo.com.br

    • Oie Danielle! Pode deixar que vou mandar as fotos do churrasco, mas creio que só em janeiro.
      Quanto à frequência, geralmente a cada 2hs ou após contato prolongado com a água (excesso de suor, mar, piscina). Mas caso a exposição seja muito pequena o tempo pode ser ampliado. Use sempre o bom senso. A taxa de suor é um bom indicativo.
      Após o sol existem muitas loções específicas, muitas a base de Aloe Vera. Prefira sempre as tipo gel, que além de hidratar também refrescam a pele e não obstrui os poros. Verifique se tem álcool na composição, pois este desidrata a pele.
      bjo!
      viviane

      • rafael vieira dos santos

        Olá querida tenho a pelo oleosa e acneica. queria usar esse ANTHELIOS AC FPS 40, da la roche posay. onde eu encontro ele ??tudo d bom pra vc. bjosss

    • rafael vieira dos santos

      olá, queria usar

  7. Gisele lins

    olá!!
    fui recomendada pela minha demartologista de usar o protetor solar Episol Loção Oil Free FPS 30 – Mantecorp: 120mL …………porém pensa na pele oliosa ,ela me disse que era o melhor para o tipo de pele que tenho pois tenho a pele do rosto muito oliosa …ficou um aspecto brilhoso e muito olioso …deixei de usar…gostaria de uma dica de um protetor em forma de gel ………….

    bjosssssss

  8. Tais

    Oi pessoal,uso o Minesol actif e estava tendo problemas com a embalagem,sendo assim liguei para a Johson & Johson e eles me informaram que o produto antigo(que eu uso) está com uma faixa O.C.Então este é o mais velho, o mais novo dizem que é um pouco mais oleoso por isso não troco o certo pelo duvidoso.Acabei de pedir o Minesol que vem com essa faixa,deve chegar amanhã,aí falo para vocês se é realmente o que eu estou acostumada a usar.Queia perguntar se alguém tem o problema do protetor ficar esfarelando as vezes.
    bjoss

  9. Jéssica Scorza

    Olá pessoal! Sou esteticista, e adorei esta matéria, as pessoas gastam horrores com cremes anti-rugas e ñ se dão conta de q o melhor creme anti envelhecimento é o FPS!!
    Pois bem, aqui vai uma dica sobre um FPS ótimo q uso e recomendo, Sun Max 30 sensitive, resistente à água, ñ-comedogênico e hipoalergênico, consta PS máxima UVA/UVB….prefiro o gel-creme. Inclusive poderia postar algo sobre grau de proteção solar, pois um filtro acima de 30 NÃO provê de proteção significantemente maior!!!
    bjs!

  10. Silvia

    Ola pessoal! Usei o episol gel e loção, não gostei. o gel parece que seu rosto está todo esticado e fica saindo, horrivel. A locão é oil free mas deixa minha pele brilhado e muito oleosa, estou a proucura de outro protetor para pele muito oleosa.

    BJS

  11. Fabi

    Olá!
    Tenho pelo mto oleosa, e com tendência a acne e sempre procurei um protetor para o rosto que não deixasse minha pele oleosa e brilhando, mas nunca encontrava, usei TODOS os tipos livre de óleo, sem sucesso. Descobri o Fluide Anthelios Hélioblock AC FPS 40 – La Roche-Posay e estou amando, é o melhor que existe para esse tipo de pele. Seca rapidinho e sem vestígios de que usou protetor, fequei mto feliz…Muito bom mesmo.

  12. Rosangela

    Olá! Minha dermatologista também recomendou o episol fps 30! Minha pele que já é acneica, fica super oleosa e grudenta! detestei! Não sei como tantas dermatologistas recomendam para pele oleosa! Vou experimentar o fluide anthelios hélioblock. Me ajudou bastante ler esse post. Obrigada a todas!

  13. Mariana

    Olá,
    Gostaria de saber se existe alguma contra-indicação para gestantes no uso dos protetores solares comentados.
    Obrigada,
    Mari.

    • Oi Mariana!
      Creio que não, porém não posso afirmar com certeza, pois não sou da área médica. Aconselho a você conversar com seu médico. Dentre os produtos comentados, todos são livres de PABA (pode causar alergias e manchas na pele). Um abraço, e desculpe não poder te ajudar!

  14. TATA

    Olá a todas!

    Excelente blog, parabéns Vivi! Estou postando aqui só para reafirmar a minha insatisfação com o EPISOL LOÇÃO OIL FREE, FPS 30. Não dá para entender … Péssimo para quem tem a pele oleosa como eu. A pele fica brilhando, horrível. Vou testar o da LA ROCHE, já que são tantos os elogios. Ah, e como vivo experimentando os protetores/bloqueadores para pele oleosa (nossa, como é difícil achar um sequinho), a impressão que obtive dos em forma de “gel”, é de deixarem um certo aspecto “plastificado”, meio repuxando, parecendo que há um filme plático… Abraços!

  15. Reninni

    Olá, também recomendo o protetor Ultra da Natura, livre de óleo, fator 30. O custo é de 30 reais, 50 ml.
    Abraços !

  16. Reninni

    Olá, eu comentei recomendando o Ultra, emulsão protetora livre de óleo da Natura, mas é horrível… Fica descascando, ou seja, o protetor não fica na pele… Abraços !

  17. Olá…Tenho a pele super oleosa, com tendência a acne..Consultei uma dermatologista cosmeatrica e ela me receitou Fluide Anthelios Hélioblock AC FPS 40…Apesar dele seu um pouco caro…me dei super bem com ele..Ele realmente não deixa a pele melada é anti-brilho…e não provoca acne, juntamente com ele, ela me receitou tambem um sabonete maravilhoso que limpa a pela profundamente e o Novo Dermotivin líquido…a minha pele melhorou muito…. Abraços fuiiiiiiiiiii

  18. Olá…Tenho a pele super oleosa, com tendência a acne..Consultei uma dermatologista cosmeatrica e ela me receitou Fluide Anthelios Hélioblock AC FPS 40…Apesar dele seu um pouco caro…me dei super bem com ele..Ele realmente não deixa a pele melada é anti-brilho…e não provoca acne, juntamente com ele, ela me receitou tambem um sabonete maravilhoso que limpa a pela profundamente e o Novo Dermotivin líquido…a minha pele melhorou muito…. Abraços!!

  19. mih

    eu uso episol oil free fps 50
    e não estou satisfeita pois a minha pele continua oleosa por isso tenho que usar junto com oprotetor uma loção anti oleosidade.gostaria de um protetor que realmente deixasse minha pele mais seca.se algum tiver alguma sugetão sou toda ouvidos?!!!!!!!!!!!

  20. eliza

    olaaaaaaaaaa , depois de tanto testar, o da la Roche-Posay Anthelios, gente fala serio , é o melhorrrrrrrrrrrrr…. ñ mudo mais.bjo

  21. Caroline

    Já usei o minesol foi minha dermato q indicou devido as sardas é muito bom mas é caro demais. Agora tô usando o Epidrat 30 que contém soja e estou adorando. Minha pele é mista e não fica oleosa! E descobri neste blog que a soja é boa pra quem tem manchas. Amei!!!

  22. Edu

    Olá, gostaria de saber quanto tempo dura o Minesol Actif Gel Creme Bloqueador Solar FPS 30-ROC, pois comprei ontem e me arrependi, muito pequeno, tipow, passando ele 2 vezes por dia, quantas dias deve durar?
    Obrigado galera!

    • Olá Edu,
      Creio que passando 2x por dia ele consiga durar 1 mês. Dependendo do seu dia-a-dia, você deve avaliar se realmente é necessário passar 2x. No meu ver, se você não transpira muito no rosto ou se vive em um local de clima mais ameno, não há esta necessidade. Eu moro no Rio de Janeiro, e nos dias normais não preciso passar mais do que 1 vez.
      Abraço,
      Viviane

  23. Edu

    Vivi,

    Muito obrigado pela resposta!
    Abraços!

  24. Christina

    Olá pessoal! Estou na dúvida quanto a um bom filtro solar. Estou adorando os posts. Minha dermato indicou o Minesol Actife 30, mas como estou com uma sensibilização devido à alergia e descamação na pele_por causa de maquiagem e acredito q outros cosmeticos tbm_, sentia uma leve ardência no instante em q passava na face. Acredito q o Minesol apenas contribuiu, não provocou a alergia. Tbm nao sei se é por causa da formula ser Total Soya…. Enfim, com a pele bastante oleosa, irritada e sensivel por causa da alergia a dermato me indicou o Anthelios Ac 40. O q vc tem a dizer sobre a proteçãoUVA/UVB e os compostos fotoestáveis?

    Agradeço,

    • Oi Christina! Olha, eu adorei o Anthelios AC, eu uso somente pela manhã e não reaplico ao longo do dia. A não ser que eu vá à praia, ou algum tipo de lazer ao ar livre que me faça transpirar ou entrar em contato com a água. No início eu ficava um pouco insegura, pois a textura é bem fininha, parece que não está fixando muito bem… mas me sinto bem protegida ao longo do dia. Já estou no meu 3o frasco, e super indico!

  25. Christina

    Ah, para ajudar a quem se interessar, já usei um Filtro solar ultra seco com FPS 40, com formula manipulada. Deixa a pele com uma textura otimaaaa. So não confio muito na proteção… Esses laboratorios garantem essa proteção?

    • Interessante esta dica, christina, eu não sabia que as farmácias costumavam manipular este tipo de produto. Bom, os fabricantes das grandes marcas garantem a proteção solar conforme especificado pelo FPS e pelo tempo de exposição máximo que alguns indicam, porém… quem poderia realmente medir se a proteção é a que eles falam? Seria impossível para nós. O orgão responsável pela fiscalização e pelos testes necessários é o INMETRO. Tem até um quadro no Fantástico que mostra testes de vários tipos de produtos. Quem sabe não seria uma boa idéia pedir para a produção testar os filtros solares? Bjos!

  26. Camila

    As dicas que encontrei aqui me ajudaram bastante na decisão de qual protetor devo comprar.
    Agora me sinto na obrigação de colaborar com algumas informações que eu tenho. Minha dermato atual me indicou o Heliocare da La Roche, mas uma embalagem de 50ml custa R$ 150,00, é caro d+. Por isso vou aproveitar a dica do Fluide Anthelios que é da mesma marca e tem preço mais acessível.
    AGora NUNCA usem Natura e nem AVON. São péssimos. Deixam uma crosta na pele, parecendo cola tenaz e ainda por cima vc fica com o rosto puro óleo.

    Abraços, Camila.

  27. Camila

    Vivi, me dá um help!
    Estava pesquisando onde comprar o Fluide Anthelios Helioblock AC FPS 40 e acabei encontrando o Anthelios Helioblock AC Fluide Extreme. Não consegui identificar se ambos iguais, ou um deles é para a pele mais acneica e oleosa. Esse que vc indica é gel ou gel creme? Como é a embalagem dele? Obrigada e beijos.

  28. Rita

    eu uso o episol water gel e em mim não fica com esse aspecto de mascara, é só espalhar bem e tb não precisa usar uma montanha dele, um pouquinho já é suficiente

  29. Pingback: Minha Necessaire! « Linda de Viver

  30. magnolia

    por favor! preciso de um protetor que ajude a clarear as manchas do meu rosto,tenho pele oleosa e sou morena…brigada

    • Olá Magnólia!
      Eu desconheço um único produto que tenha ambas as funções, até porque as substâncias utilizadas em tratamentos de clareamento da pele limitam a exposição solar. Caso haja alguma novidade neste assunto, eu posto alguma coisa, ok? Bjos!

  31. Thais Ribeiro

    Meninas, quando tinhas uns 22 anos usava o episol e achava uma maravilha, ele era perfeito…. eraaaaaa, pois agora com 28 anos resolvi comprá-lo novamente e tive uma surpresa muito desagradável, eles mudaram a fórmula e ficou horrível ( Eles falaram que fizeram uma melhoria no produto), a pele fica super brilhosa com um aspecto melado, parece até que vc passou óleo no rosto, inacreditável. Então liguei para a mantecorp reclamando e eles pediram para enviar a nota fiscal de compra que eles iriam pegar o produto e devolver meu dinheiro. Uma pena!!!

  32. daniele

    Eu recomendo o Sunmax 30 sensitive…mas é um produto caro R$70,00 por 60g. Já o Epsol me decepcionei duplamente c/ ele c/ o Watergel que deixa a pele descamando e c/ o Oil free, que deixa a pele c/ aspecto oleoso e brilhoso.
    Vou experimentar o Anthelios AC Hélioblock Fluide Extreme FPS 40 .
    daniele lima

  33. Nathália

    Vivi,
    Adorei o seu site! Já está adicionado nos favoritos!
    Eu uso também o Anthelios da La Roche, mas o FPS 30 fluide extreme. ADORO!
    Mas pra mim, o grande diferencial dele é o fato dele não ter cheiro… porque ninguém merece passar o dia inteiro com cheiro de sundown!
    Eu também moro no Rio, e agora que o sol “tá pegando”, eu fiquei com umas dúvidas…
    Como você faz para reaplicar o filtro estando de maquiagem?
    Você passa o protetor nos braços e mãos?
    Bjss

    • Oie Nathália!
      Tens toda razão, a ausência de cheiro é outro ponto altíssimo do Anthelios… eu ainda não achei protetor à altura!
      Quanto à sua pergunta… realmente é um problemão! Tem 2 soluções: Aplicar por cima da maquiagem, pois se o protetor que estava embaixo da maquiagem já derreteu por causa do calor, provavelmente a maquiagem não está mais lá como deveria… então você reaplica a maquiagem por cima do protetor. Ou então, usar um pó com filtro solar, como o da Shiseido. Essa última solução é boa para quando não temos tempo para fazer o serviço completo. O protetor nos braços e mão eu deveria passar, principalmente nas mãos, mas confesso que eu sou filha de Deus e cometo meus pecados… Sou uma balzaca, e a idade ainda não chegou nas minhas mãos, mas tenho certeza que o arrependimento chegará, quando for tarde demais… Super aconselho a usar protetor principalmente nas mãos. Uma boa solução para as preguiçosas (oi!) é usar um hidratante para as mãos com protetor… 2 em 1 sempre quebra o galho para quem tem a vida corrida (oi de novo!) Bjos Nathália!

      • Maria Beatriz

        oie!! to adorando as dicas sobre cuidados com a pele, e tenho uma dica tb como reaplicar o protetor sobre a maquiagem. Existe no mercado uns lenços umedecidos para controle de oleosidade muito eficazes e práticos, qdo a maquiagem começar a derreter com o calor use-o e reaplique o protetor, a pele fica refrescante e protegida se quiser reaplique tb a maquiagem…esses lencinhos não podem faltar na bolsa de uma mulher com pele oleosa como a minha….bjos

  34. Juliana

    Eu detestei o SUNMAX FPS 30. A minha pele ficou ainda mais oleosa do que já era. Assim como o da Natura. Tb vou experimentar o La Roche Posay. Valeu pelas dicas!

  35. André

    Ola…Tenho pele oleosa e acneica,eu uso o Helioblock Anthelios fps 30 fluide…mas ele deixa a minha pele muitooo oleosa.Me indicam algum outro ?

  36. Silmara

    Olá gostaria de saber se esseAnthelios AC FPS 40 tambem vai idratar a pele, pq como ele é fluido nao tem muita viscosidade. Posso usar soh ele durante o dia q a pele vai estar alem de protegida HIDRATADA?
    Silmara

    • Oie Silmara,
      Olha, ele não é um hidratante, mas devo confessar que eu não uso hidratante quando uso ele, pois a pele fica umectada. Isso porque a minha pele é meio oleosa e nunca fica ressecada. Mas à noite, depois do banho, não abro mão de um hidratante específico para minha pele. Bjos

  37. Silmara

    E para a noite que creme usar?

    • Oie Silmara,
      Á noite eu uso uma loção hidratante para o rosto e um anti rugas para a área dos olhos, pois é onde aparecem as primeiras marcas. Eu uso loção ao invés de creme pois é melhor para peles oleosas. O que eu uso é o White Lucent da Shiseido. Bjos

  38. Nathalia

    Antes eu usava um protetor solar em solução gel e a proteção não era lá essas coisas =(. Esperei terminar e troquei pelo Antihelios AC FPS 40 da La Roche e não troco por nada O_O. Não deixa a pele oleosa, a absorção é super rápida. Menos de 1 minuto a pele fica como se não tivesse passado nada.
    Para quem tem pele oleosa e sensível com tendência a acne, eu super recomendo. É salgado o preço, mas não está jogando o dinheiro fora.

  39. Roberta

    Olá! Há tempos procuro um protetor solar que não deixe a pele oleosa, mas não encontro. Minha esperança era o Anthelios AC 40 (La Roche), mas minha pele ficou com aquele brilho irritante que quem tem a pele oleosa detesta. Ele é realmente bem leve, mas depois de aplicado no rosto, deixa a pele oleosa, sim. Gostaria de sugestões sobre um protetor que deixe a pele sequinha e sem brilho. Será que isso existe?
    bj

  40. Raiza

    Oi vivi
    To procurando um gel hidratante que seja protetor solar e oil free.Tenho usado um da natura,linha fotoequilibrio,mas ele vive descamando.Tem algum pra me indicar?

  41. Bom, existe protetor solar matificante sim, é o OPAQUE GEL COM FILTRO SOLAR da NATUSENSE (PHARMAPELE) – Opaque Gel é um produto milagroso que contém micro esponjas que absorvem a oleosidade e ainda dão uma fechadinha nos poros, a grande sacada é que você pode chegar na Pharmapele e pedir o seu Opaque Gel manipulado com filtro, isto é, eles fazem o produto na hora para você e você escolhe se quer filtro 30 ou 40.
    Pele sequinha e fantásticamente mate ao longo do dia, com filtro:

    http://www.palavradecabeleireira.com/2010/06/filtro-solar-para-pele-oleosa/

    milagroso!

  42. Lu

    Olá meninas!
    Eu tenho a pele oleosa e me exponho muito ao sol, estava desesperada por um protetor que não deixasse minha pele ainda mais oleosa e com espinhas.
    Comecei então a procurar na net os produtos indicados para o meu tipo de pele. Descobri os produtos não-comedogênicos e então fui filtrando os milhares de tipos de protetores conforme as opiniões dos blogs e comentários de pessoas que tinham utilizado os produtos.
    Achei o ROC Minesol Actif Gel Creme Bloqueador Solar, utilizo o FPS 60. Aí me senti na obrigação de fazer esse (enoOoOorme!) comentário, e quem sabe ajudar alguém como os outros comentários me ajudaram.
    Primeiro fiquei entre o La Roche-Posay Helioblock Anthelios FPS 60 Fondant e ROC Minesol Actif Gel Creme Bloqueador Solar. Testei 1° o La Roche-Posay, mas na primeira passada senti minha pele bem oleosa, então no dia seguinte troquei pelo ROC e daí a surpresa, pele sequinha e sem brilho, e o mais impressionante, como eu tenho a pele morena, a maioria dos protetores (99,999999%) deixa meu rosto com uma máscara mais clara, e o ROC ficou simplesmente perfeito no rosto.
    Fica só a ressalva que cada pele é única, o importante é procurar os mais indicados para seu tipo de pele (os mais elogiados tb!) e testar. Eu sei que os preços são meio salgadinhos, mas quando você encontra o protetor ideal compensa o gasto.
    Espero ter ajudado. 
    Bjos a tds :*

  43. Vânia Jamar

    Devo dizer que experimentei o Anthelios para pele oleosa e com acne. Sinceramente não gostei.
    Vou tentar da linha Clinique. Depois eu conto.

  44. Marta Dias

    Vivi
    Acabei encontrando o Anthelios W FPS 40 a base de gel, “meu rosto é uma mina de oleo” rsrsrs, fiz uma boa compra?
    Amo seus comentarios….parabéns
    Bjs

  45. Marta Dias

    Acabei seguindo o conselho da minha dermato… troquei para o Minesol Oil Control, apesar de ser apenas 50 ml e custar R$ 52,90 af… mas me sentirei mais segura, e com meu rosto mais sequinho .
    Vou usar depois deixo outro comentario.
    Beijão

  46. Marta Dias

    Estou usando o Minesol ….estou gostando muito, minha pele fica sequinha o dia inteiro.
    Recomendo mesmo.
    Beijão a todos

  47. Jane Ribeiro

    Meninas,

    Olha o que eu achei, eu querooooooooooooo!!!

    HELIOCARE GEL FPS 90 – não oleosa e de rápida absorção, indicado para peles oleosas e/ou com tendência acneica.

    Com o aumento da intensidade da radiação solar a que estamos expostos e, com o maior conhecimento dos seus malefícios, a heliocare surge com o propósito de proteger e reforçar a nossa protecção natural contra a radiação.
    A Heliocare é uma marca fotoimunoprotectora.
    Na sua composição tem o Fernblock, o único fotoimunoprotector de origem natural activo por via tópica e oral que, além de proteger a pele de queimaduras solares, fornece 4 novos níveis de protecção:

    * anti-envelhecimento,
    * antioxidante,

    * imunológico,

    * e do DNA.

    O Fernblock é um extracto de um feto originário da América Central (Polypodium leucotomos). Este é seleccionado e cultivado sob condições controladas, evitando o uso de pesticidas e produtos químicos.

    Estas propriedades imunoprotectoras e antioxidantes são potenciadas pela associação do Fernblock a um conjunto de filtros solares físicos e químicos, que conferem uma protecção completa contra a totalidade do espectro da radiação UVA/UVB e, do Chá Verde, pelas suas propriedades antioxidantes e fotoprotectoras.

    quem quiser o link da loja é http://www.lojaespelhomeu.com.br/produto.php?cod_produto=1029850
    Beijinho

  48. Lusandra

    Olá,

    Conheci este blog a pouco tempo, indicado por minha filhota Raquel, na busca infinitaaaa por protetores não oleosos, pra nossas faces sebentas…aff! E tendo q levar em conta eu ter o dobro da sua idade, tenho 42 anos, somos parceiras nas buscas e auto-experiências neste tópico. Amei as indicações e já estamos fazendo nossos testes com os indicados aqui. Experiência começada com o ANTHELIOS XL Hélioblock fps 60 q já foi aprovado em nós.Mas tendo a minha dermato, a pouco tempo, prescrito um outro q ñ vi ninguem cita-lo por aqui…o Skinblock fps 30, da Derms (Acqua, Fluido-Spray). Muito bom! Bem absorvido, não deixou rastro de oleosidade. Então deixo aqui mais uma sugestão, q possa ser listado em suas buscas tbm.

    xerinho a todas

  49. Adélia Braga

    Pena que, dessa listinha aí, só o Episol não é testado em animais… segundo a Mantecorp, claro…

  50. juliana

    Tenho 26 anos e nunca havia usado protetor, pois minha pele era normal e as vezes seca, de uns meses pra cá, nao reconheço mais minha pele, cheia de espinhas e muuuito oleosa, horrível! Procurei uma dermatologista que me receitou uma sabonete, um creme para espinhas e o Minesol, mas ainda sinto minha pele muito oleosa, e as espinha continuam! Será que posso esperimentar outros protetores sem consultar o dermatologista?

  51. Maria

    Oi, pessoal..adorei este espaço, parabéns Vivi!
    Tenho pele acneica e já utilizei o “Minesol Actif FPS 30″ (embalagem amarela), “Minesol Actif FPS 60″ (embalagem amarela) e o “Minesol Oil Control FPS 30″ (embalagem branca).
    O “Actif 30″ é bom, mas o “Oil Control 30″ é muito bom, controlou a oleosidade mesmo! Não recomendo o “Actif 60″, pois minha pele encheu de espinhas, foi um horror.
    Entretanto, em meu trabalho fico bastante esposta ao sol e minha dermatologista insiste que eu tenho que usar um protetor com base, alguém conhece um protetor com base para pele acneica?
    Ela até sugeriu alguns e deu amostrinhas, como por exemplo o da Bioderma – “Photoderm Max 100″, creme tinto e creme tinto light, mas o primeiro ficou escuro e outro muito claro, sem contar que a pele fica brilhante, porque, na verdade, não é pra pele acneica.
    Espero sugestões, obrigada, bjs!

  52. Maria

    PS: que chato, eXposta gente, desculpem! rsrs

  53. Aaaaaaah,tava mesmo procurando outras opções,ja uso o Minesol..bj

  54. Lusandra

    Bem meninas a nossa opinião: o Anthelios XL pfs 60 – da La Roche-Posay realmente deixou nossa pele oleosa… mas o Minesol-Roc e Anthelios AC fps 40 são maravilhosos, não deixam rastro de oleosidade e brilho, sendo o da La Roche mais positivo por conter agua termal.
    Sobre o Skinblock fps 30, da Derms (Acqua, Fluido-Spray) andei pesquisando e ele e para o corpo… indicado pela minha dermato para usar no rosto… funciona muito bem por não deixar a rostinho peguento nem brilhando e em relação custoxbenefícios tbm é, pois custa em media 65,00 por 120 ml, isso em comparação ao Anthelios q é 56,00 com 50 ml!
    A Maria uma dica pra dar uma olhadinha: me indicaram os protetores da Adcos q contem base e tem se não me engano, 4 tonalidades, para peles branquinhas, médias e morenas, e são para peles sensíveis e oleosas ok?

    abç

  55. Raquel Guimaraes Cardoso

    Uso o Anthelios AC da La roche, 40fps para pele oleosa ou acneica, e MESMO ASSIM, MINHA PELE FICA OLEOSA, daí tenho que passar algum pó compacto para finalizar. AGORA descobri, através de uma amiga que morou no Japão, um protetor perfeito, de uma marca japonesa, se chama BIORÉ e é maravilhoso, fps50 e é bem sequinho. Vi nos sites do mercado livre. Bjao.

  56. Gláucia Monteiro

    Oi vivi
    Tudo bem?
    OLha preciso da sua ajuda.
    Tenho algum problema com o sol ou ele comigo….rrsrs
    Sou Moren clara, e tenho a pele extremamente oleosa e com acnes.
    Quando uso protetor solar as ESPINHAS parecem que acordam todas, meu roso fica cheio delas.
    E quando não uso o protetor solar, fico com a pele com manchas brancas no rosto, horrível.
    Gostaria muito de uma indicação, sobre produtos efetivos para combater tais problemas.
    obrigada!!!
    BjÃO

  57. Ana Carolina

    Oiii!
    Ahh eu também fico super em dúvida quanto aos tratamentos p pele. Minha pele é mista e estou fazendo tratamento p acne com alguns remedios via oral, mais não podemos dispensar o tratamento tópico. Quanto mais o filtro solar…
    Fico abismada em perceber a diferença entre os protetores, eles variam MUITO de pessoa p pessoa, infelizmente.
    Eu estava usando o Minesol Actif 35, e o resultado foi dentro das normalidades. Agora estou usando um da Adcos 40, e o resultado foi o mesmo. Minha dermato receitou o Anthelios AC, e não sei se vale a pena trocar, pois tem gente que falou que ele é bastante oleoso.
    E agora? :/
    Beijos e muito obrigada!

  58. Fabiana

    Minha pele também é bastante oleosa e estou procurando um protetor solar que não a deixe pior, porém achei o Anthelios AC muito caro não tem um protetor solar para peles oleosas em um preço mais amiguinho rsrs
    Já pensei no da natura, mas pelo que vejo não é muito bom, alguém tem algum para me indicar?

  59. lane

    Uso o minesol actiff, ele realmente deixa o rosto sequinho o dia todo, mas com os meses observei que ele manchou meu rosto por causa da soja que há na composição.

  60. lane

    Outra observaçao o Episol realmente é uma porcaria.

  61. Luciana

    Meninas,
    Estou usando o Anthelios há 1 mes e estou amando. A textura dele é maravilhosa, espalha rápido e o mais importante nem parece que vc esta de protetor solar! Ele não tem cheiro, não fica nem um pouco oleoso e a pele nao brilha. É caro? Sim! Mas compensa, e muito!

  62. Tamilla

    olá meninas….vou copiar uma notícia bem interessante:

    O verão está chegando e uma avaliação da entidade Pro Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (www.proteste.org.br) reprovou oito de dez marcas de protetores solares de FPS 30 loção. O considerado melhor do teste foi o L’Oréal Solar Expertise e, a escolha certa, Cenoura &Bronze. Os outros produtos que participaram são Avon Sun, Banana Boat Bloqueador Solar Ultra, Coppertone Loção, Episol Loção Oil Free, La Roche-Posay Anthelios/Hélioblock, Natura Fotoequilíbrio, Nivea Sun Loção Solar Protetora e Sundown Suncomplex.

  63. paola

    queria saber um protetor para pele oleosa e com espinhas.
    Um que eu posso passar , que protege a pele e que nao de espinhas.
    Pois minha pele é muito oleosa e tem espinhas….
    Ja ouvi falar do protetor Anthelios AC Spf 40 ….
    esse eh bom mesmo ?
    me ajuda. Por favor….
    Obrigada….

  64. Mirna Dias

    Apesar de nunca ter usado, sempre ouço falar desses filtro solares que deixam a pele plastificada e soltam “casquinhas”. Porém, quando fiz estágio em farmácia, a farmacêutica me informou que isso só acontece se ele for aplicado sobre a pele suja, que é a sujeira que faz soltar essas “casquinhas”.
    Sugiro que tentem usá-los com a pele o mais limpa possível e ver se há melhora no resultado.

  65. Ana Carol

    Gente, a minha pela tb continuou oleosa usando o Anthelios AC da La roche, 40fps e no fim do produto eu tb achei estranho pq sempre q eu passava o protetor e espalhava no rosto ficava saindo umas coisinhas brancas na minha mão… esperei terminar e comprei aquele spectraban-t spf35 com cor de base p/ todo tpo d pele.. tb to achando oleoso (uso pó compacto por cima) mas adorei ser base (disfarça minhas sardinhas).
    Semana q vem estou indo p/ praia e aí é q a pele fica mais oleosa ainda ne.. ALGUÉM SABE D ALGUM PROTETOR QUE SEJA COR DE BASE E NÃO SEJA OLEOSO?

  66. usei todo o tipo de protetor, mas o melhor foi o cleanance solaire fator 30 para pele acneica da avene a pele fica hidratada sem estar aquele aspecto oleoso, por isso vai 5 estrelinhas.

  67. Aline

    Olá Vivi,
    Estive essa semana em minha dermato para ter uma recomendação de outro protetor. Estava usando Anthelios FPS 30 , eu não tenho pele oleosa mas não consigo usar um protetor que da aquela sensação de que e pele não esta respirando causando oleosidade… gosto da pele bem sequinha!
    Então ela me disse que no mercado tem o Anthelios AC FPS 40, mas que acabou de lançar o Minesol Antioxidant Serum FPS 30 que tem um resultado maravilhoso. Ainda não encontrei para comprar. Alguem já usou?

    beijos

  68. Milena

    Olá! Adorei o post pois estou a procura de um novo protetor. Usei o Episol versão Gel sob indicação da minha dermatologista e não gostei nem um pouco. Ele deixa a pele com um aspecto ‘plastificado’ e alguns minutos após a aplicação começa a descascar, o que provoca um desconforto. Não recomendo.

  69. Vanessa

    Minha pele é muito oleosa!!
    eu estava pensando em comprar o Episol.
    mas pelos coméntarios já vi que não vou comprar mais…
    Minha pele é muitOO oleosa… e surge muita acne, com o protetor q uso…
    mim indique um protetor bom para pelo oleosa!!!

  70. Milene

    Ola meu nome é Milene gostaria de saber se o sundown que vc postou neste blog, é bom e recomendavel para pele mista, pois usei um da neutrogena que me deu alergia. Comentei sobre o sundown, pois li um artigo que ele foi reprovado pela anvisa, pois contem uma substancia cancerigena, assim como alguns outros tambem……Vivi vc poderia me informar isso, pois usava da sundown parei de usar por causa disso, mas gostava muito. Obrigada…parabens pelo seu blog!!!!!

  71. Milene

    tambem gostaria de saber o que vc acha do protetor solar fps30 da vitadherm??????

  72. Daniela

    Mas o MINESOL ACTIF tem os dois filtros: químico e o físico?
    obrigada, bjs

  73. Vanessa

    Testei o Anthelios AC FPS 40 e realmente ele não tem perfume, é livre de parabenos e resistente à água, porém, como sou asiática (e tenho a pele “amarela”) esse protetor me deixou com cara de assombração: branca! E minha pele é mista (mista MESMO, super oleosa no nariz, não tão oleosa na testa e no queixo, normal nas bochechas e ressecada em áreas sensíveis como cantos do nariz, ao redor da boca, dos olhos e sobrancelhas) e é super sensível (dependendo do produto sinto “agulhadas” e coceira), o protetor acumulou nas áreas ressecadas e não foi possível espalhar o branco acumulado nessas regiões. Uso atualmente o Solectiv da Bel Col com FPS 30, foi o melhor que usei até hoje, porém após algumas horas minha pele fica um pouco brilhante, porém hidratada). Estou precisando comprar um protetor novo, gostaria de saber se alguém já testou o Solectiv Color da Bel Col, para saber se ele é mais oleoso que o sem cor. Obrigada pela resenha! Beijos!

  74. Julia

    Comprei o EPISOL WATER GEL para ver se achava um protetor que nao deixasse aquele aspecto brilhoso no rosto. Simplesmente ele é ÓTIMO deixa a pele super sequinha. Quem disse que fica descamando e parece máscara é porque não espalha bem e também passa muito. Como é em gel é bem fácil de espalhar e não precisa muita quantidade. Eu adorei, deu super certo com a minha pele oleosa.

  75. San Moresan

    O Anthelios Hélioblock Fluide Extrême FPS 30 ou 40 não deixa o rosto com aquela “Gordura branca”se sim qual não deixa?
    Grato!

  76. San Moresan

    O Anthelios Hélioblock Fluide Extrême FPS 30 ou 40 deixa o rosto com aquela “Gordura branca”?se sim qual não deixa?
    Grato!

    • Vanessa

      Eu achei que deixa sim, e no meu caso em áreas ressecadas (e não adianta esfregar que não sai, só lavando). O que eu gostei mais foi do Anthelios Unifiant Mousse, tem FPS 50 e não deixa a pele brilhosa nem ressecada como se tivesse passado talco… Beijos

  77. Patrícia

    Tem um novo Episol, é o Whitegel. Ele foi recomendado pelo meu dermatologista ao meu namorado que assim como eu, tem a pele sensível. Comprei para experimentar tbm.
    O protetor que ele havia recomendado anteriormente foi o Sunmax sensitive, que uso a mais de um ano.
    Comparando, definitivamente o Sunmax é melhor, esse Episol Whitegel tem uma consistência boa, mas nem de longe deixa um efeito “matte” como promete. Além disso, tem perfume, bem suave, que tu até acha gostosinho no início, mas depois começa a incomodar.
    E o pior de tudo, ele arde. Para um protetor que anuncia ser para peles acneicas, oleosas e sensíveis, testado oftamologicamente…ele arde muito.
    Deixa aparencia brilhosa na pele tbm.
    O Sunmax continua sendo a minha preferência. Ele não arde nem querendo, nem que coloque nos olhos, deixa a pele com uma aparência bonita, pq de alguma forma ele deixa ela uniforme. Não deixa a pele com brilho e nao escorre. É caro, mas é perfeito. Para quem tem pele sensível, tem rosácea e tem pele oleosa, é o protetor.

  78. Eliani

    Oi meninas,, eu tenho pele oleosa e já testei varias marcas
    A marca que uso atualmente e que gostei muito é o protetor solar da Adcos fotoproteção diária,,,, Aprovadíssima!!!Bjs

  79. Elton

    Gostei muito da matéria e já favoritei aqui o seu site, sou homem mas sou vaidoso. Já queremos futuras esposas bonitas, temos que ser bonitos também não é ?! bjos

  80. Kate

    Olá, adorei o post !!! Eu sempre tive a pele normal, mas de uns tempos pra cá minha pele começou a ficar muito oleosa e com muitas espinhas, eu usava somente uma base da Payot que tem filtro solar 15 que esconde as espinhas e não é oleosa. Mas mesmo assim continuam as espinhas. Passei uns dias na praia e utilizei um filtro solar 30 da Avon que diz “não oleoso”, mas como não tive tempo de ver outro, acabei usando este,com a base por cima. Minha pele está horrível cheio de espinhas e com bolinhas vermelhas, acho que me deu alguma alergia junto. Pretendo comprar o Minesol Actif Gel creme FPS 30; porém fico insegura de comprar, será que é bom mesmo? Vou usar e depois comento…
    Obrigada

  81. welbert

    Olaaaa
    O protetor da Roche além de ácido hialurônico, contem soja em sua formula e pelo que andei pesquisando a soja tem propriedades clareadoras e pode reduzir as manchas na pele.
    Estou certo?
    Super abraço

    Welbert

  82. Dsousa

    Ola eu estou usando epsol gel e é mto bom pra pele oleosa, pois tem uma rapida absorssao e ñ provoca cravos.

Deixe um comentário

